Nesta sexta-feira (9), será a vez do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do MCTI, participar do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) evento organizado pelo ministério com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A cada dia uma das 27 vinculadas do MCTI apresenta uma programação virtual com palestras, seminários, workshops, webinários e muito mais. O ministro do MCTI, Marcos Pontes, estará na sede do INPE em São José dos Campos participando de algumas atividades.

A participação do INPE encerra a chamada “Semana do Espaço” do MNCTI que iniciou no último domingo (4), com a Agência Espacial Brasileiras (AEB/MCTI), terça-feira (5), com o Observatório Nacional (ON/MCTI) e na quarta-feira (7), com o Museu de Astronomia e Ciência Afins (MAST/MCTI)

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais programou palestras, minicursos, oficinas e debates sobre as atividades do Instituto e temas correlatos. No dia haverá também um bate papo com o novo diretor do INPE, Clézio De Nardin, empossado no início do mês para um mandato de quatro anos. Nardim falará ao ministro Pontes sobre a “Importância do Setor Espacial Para o Brasil” e sobre os desafios que terá pela frente no novo desafio frente ao Instituto.

Além do MNCTI o INPE participa da Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT) desde a sua primeira edição, em 2004. Neste ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá uma edição virtual entre os dias 17 e 23 de outubro. A 17ª SNCT terá como tema principal “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

Confira a programação completa

9h – Tour virtual no Laboratório de Integração e Testes e conversar sobre o satélite Amazonia-1, com Carlos Lino e Adenilson Silva.

10h – Palestra sobre “A História da Inteligência Artificial na Computação aplicada ao Espaço”, com Rafael Santos.

11h – “Oficina Virtual de Cubesats com o Thinkercad”, com Lázaro Camargo.

12h – Palestra: “É possível prever eventos extremos com neurocomputação?”, com Reinaldo Rosa.

15h – Palestra “Inteligência Artificial para a Área Aeroespacial: Teste de Software e Veículos Aéreos Não Tripulados”, com Valdivino Santiago Júnior.

16h – Bate papo com o novo diretor do INPE, Clézio De Nardin. Na conversa será abordado assuntos como “A importância do Setor Espacial para o Brasil”.

17h –  Mini Workshop “Desafios e oportunidades no uso de inteligência Artificial e as possíveis aplicações em Tecnologias Aeroespaciais”, com Pedro Santos.

19h – Apresentação com o tema, “Cubos de dados e análise de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto: Potenciais e Desafios”, com Karine Ferreira.

Para participar dessas atividades, basta acessar o canal do MCTI https://www.youtube.com/mcticCategoriaCiência e Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *