Dentro das atividades do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, é celebrado nessa terça-feira (6/10) o aniversário da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). São 154 anos na construção de um patrimônio histórico e cultural da Amazônia, localizado no centro urbano da capital do Pará, Belém.

Cercado por uma floresta, o Museu desenvolve trabalhos científicos e  voltados para dois biomas – amazônico e Pantanal, além do grupo de pesquisadores e técnicos que compõe o MEG, a sociedade que pretende estudar a ciência na Amazônia também é atendida.

Na apresentação do Museu Emílio Goeldi, as coordenadoras Maria Emília e Sue Costa e a jornalista Joice Santos realizaram um tour virtual na história do Museu, suas instalações físicas e a amplitude de sua atuação, não apenas para a comunidade local, mas, um legado para toda a sociedade brasileira.

“O que move a instituição é a melhoria de vida para as gerações presentes e futuras”, disse Sue Costa ao destacar a importância de se manter o patrimônio histórico da Amazônia, material e imaterial.

Maria Emília, ao ressaltar a relevância da popularização da ciência, citou um dos projetos desenvolvidos pelo Museu Emílio Goeldi voltados para a área de educação – o Clube do Pesquisador Mirim. A iniciativa já atendeu 4.700 crianças, que ficam ao longo de um ano estudando na instituição.

“Com turmas temáticas, eles constroem um projeto científico e produzem material didático que vai ficar disponível na instituição, produzem conhecimento”, disse a coordenadora.

O Museu Emílio Goeldi desenvolve também divulgação científica – produção científica; boletins científicos; artigos científicos e o Jornal Destaque Amazônia, criado na década de 80.

Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

O MNCTI foi instituído pelo decreto nº 10.497/2020, que atribui a coordenação do evento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo de outubro, o canal do YouTube do MCTI traz centenas de horas de conteúdo online para mobilizar e levar a ciência, tecnologia e inovações mais perto do dia a dia da população.

A cada dia, uma organização vinculada ao MCTI leva ao ar uma série de palestras, oficinas e conteúdos que podem ser acompanhados em www.youtube.com/ascommcti.

Confira também a programação completa do Mês em www.snct.mcti.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *